Radar meteorológico de Chapecó passa por testes

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff, recebeu o certificado e disse que os testes foram um sucesso. “Estamos muito satisfeitos com o equipamento que adquirido. Nos testes de desempenho, ele superou nossa expectativa. A empresa garantiu que é um dos melhores radares que já entregaram no Brasil com relação a configuração, integração e desempenho”, comenta. As próximas etapas são: o treinamento e operação assistida.

A equipe checou a parte física (hardware) do radar, na sede em Chapecó; e o programa usado para ler as imagens no computador (software), em Florianópolis. Conforme Rudorff, ainda tem ajustes e configurações para serem feitos, mas serão implementados durante a operação assistida e ao longo do tempo de operação do radar este trabalho será contínuo.

Para o secretário de Estado, Rodrigo Moratelli, o desafio era operar o radar Oeste no prazo de um ano. E isso está se concretizando. “O equipamento está pronto, instalado, na torre em Chapecó. O teste de aceitação garantiu que é um dos melhores equipamentos já adquiridos. Passamos agora para o treinamento e operação assistida e em agosto, a inauguração”, diz.

IMG 2536

Radar Oeste

O Radar meteorológico do Oeste tem abrangência de até 400 km em linha reta, cobrindo todo o Oeste de SC, parte do RS, PR e inclusive parte do território Argentino. Ao todo serão cerca de 138 municípios catarinenses cobertos pelo Radar Oeste. O aparelho vai ajudar a identificar as massas de ar que entram em SC pelo Paraguai e Argentina. Ele poderá apontar, inclusive, a velocidade e intensidade da frente que está em direção ao Estado de SC.

WhatsApp Image 2017-06-27 at 11.50.54

Comentários