Rio do Sul comemora a 8ª Semana Juliana

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Programação é voltada para a valorização e resgate da cultura tropeira

Durante o mês de agosto, várias atividades estão programadas em Rio do Sul para comemorar a 8ª Semana Juliana. Atividades culturais e artísticas buscam resgatar os costumes da cultura tropeira. E entre os dias 18 e 20, o 10° Rodeio Crioulo Interestadual reunirá entusiastas do tradicionalismo na Cancha de Laço Tio Guido Wiggers, no bairro Barragem.

A programação da 8ª Semana Juliana inicia neste sábado (5) com mais uma edição do Palco Livre na Praça Ermembergo Pellizzetti, a partir das 9h. Já no dia 12, será realizada a cavalgada Encontro de Tropeiros Claudino Rodrigues, com saída às 8h30 da Cancha de Laço Tio Guido Wiggers. No mesmo dia também está programado um jantar a base de carreteiro e na sequência um baile no salão do Lions Clube, no bairro Canoas. Na quarta-feira (16) o filme Tomada de Laguna – República Juliana será apresentado na Fundação Cultural de Rio do Sul a partir das 19h30 com entrada gratuita.

O 10° Rodeio Crioulo Interestadual será realizado durante três dias e contará com mais de 10 competições de laço. Alguns torneios têm inscrição gratuita e as premiações variam entre troféus e valores em dinheiro.

Um dos componentes da Comissão Central Organizadora (CCO), Diomarzi Palhano, explica que a Semana Juliana faz alusão a proclamação da República Juliana, em 1839, em Santa Catarina. “Comemorar este marco na história do nosso estado é uma maneira de resgatar os costumes e a cultura tropeira e também uma forma de homenagear grandes figuras, como Anita Garibaldi, que ficou conhecida como ‘Heroína de Dois Mundos’”.

A 8ª Semana Juliana é uma realização da Prefeitura de Rio do Sul em parceria com a Cavalgada do Neném e os CTGs Amigos da Cavalgada, Jockey Clube e Fundo do Ponte

.

Comentários