Temporal leva granizo para a região de Ituporanga

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Um temporal na noite desta terça-feira, 08/08 deixou em alerta a Defesa Civil e assustou a população de Ituporanga. Moradores registraram a grande quantidade da chuva de granizo que caiu na cidade. O gelo se acumulou em ruas e pátios, algumas pedras tinham o tamanho de um bom-bom.

O temporal foi resultado da frente fria que avançou sobre o estado, causando forte instabilidade, com núcleos carregados e pancadas de chuvas, descargas elétricas (raios) e queda de granizo em algumas cidades catarinenses. O granizo, pedras pequenas de gelo, foi observado no Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e no Planalto Norte.

O volume de chuva foi pouco significativo durante o avanço da frente fria, concentrando-se do Meio Oeste ao Litoral, entre 5 e 15 mm. Os maiores volumes de chuva foram registrados nos municípios de Praia Grande 40 mm, Antônio Carlos 28 mm, Angelina 26 mm, São João do Itaperiú 25 mm e Jaraguá do Sul 22 mm.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de  SC emitiu um alerta sobre a possibilidade do temporal. A  imagem do Radar Meteorológico do Vale detectou instabilidades isoladas de intensidade moderada a forte sobre áreas especialmente no Alto Vale do Itajaí. O comunicado das 15h, alertou sobre o risco de pancadas isoladas fortes de chuva acompanhadas de rajadas de vento e granizo isolado.

Mais de 20 cidades de Santa Catarina registraram queda de granizo. Além da capital da cebola, o fenômeno natural ocorreu em Vidal Ramos e Agrolândia no Alto Vale do Itajaí. Nesta quarta-feira, 09, o céu vai continuar encoberto com possibilidade de chuva fraca e isolada em todas as regiões de Santa Catarina. A frente fria se afasta para nordeste e um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.


Segundo a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, no dia 13 e no dia 17/08 ocorre chuva em SC, devido à passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil. A temperatura estará mais baixa no início do período com condição de geada no Planalto Sul e áreas altas do Meio Oeste nas madrugadas de 15 e 16/08.

Com informações:  Agroconnect-Epagri/Ciram, Cemaden.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários