Cigerd de Taió será o último a ser instalado no estado

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Taió devera ficar pronto até o final deste ano, garantiu a Defesa Civil Estadual.Ontem, 14/08, foi instalado a Cigerd – Regional de Tubarão. O trabalho iniciou pela manhã à tarde os nove módulos já estavam montados. A estrutura contém cerca de 150 m2 e atenderá 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).  A empresa ainda trabalha na finalização, que está localizada na proximidades do 5°Batalhão de Polícia Militar. O próximo passo é mobiliar o centro, que deve ocorrer nos próximos dias.

Em Taió a Infraestrutura está pronta para receber o CIGERD. Faltam detalhes como a colocação de grama e outros detalhes que poderão aparecer. Será o último Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres a ser instalado pela Defesa Civil de Santa Catarina. O Cigerd Regional de Taió, vai abranger as três barragens de contenção de cheias do Alto Vale. A estrutura está sendo erguida no terreno junto à Barragem Oeste, próximo a casa de comando. Não há data para a inauguração.

Até agora já foram instalados São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos; Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e Tubarão.  Os próximos serão implantados em Criciúma, Araranguá, Joinville e Jaraguá, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, Caçador e por último Taió.

Os centros fazem parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina. Eles estarão interligados com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis, por meio de vídeo-conferência. Essa ferramenta poderá ser usada durante um desastre natural, por exemplo, para que os gestores locais possam conversar com o secretário ou o governador em Florianópolis sem precisar se deslocar.

A estrutura regional também conta com gerador de energia próprio capaz de manter a atividade mesmo sem energia elétrica na cidade. Contém ainda garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

O Cigerd está em construção em Florianópolis, Capoeiras, na Avenida Governador Ivo Silveiras. O Cigerd busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

O prédio vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Comentários