Prefeita participa de evento com o “Rei Pelé”

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A prefeita de Chapadão do Lageado, Marli Goretti Kammers (PMDB), participou na última sexta-feira, 18/08, do  Lançamento do Programa Esportivo Lúdico Educacional (P.E.L.E.). O projeto  que foi lançado em Curitiba, é desenvolvido com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte é elaborado com a supervisão direta de Edson Arantes do Nascimento, o “Rei Pelé”. A prefeita encintou o “atleta do século”e maior jogador de futebol da história, no evento que aconteceu em um hotel da capital paranaense. O programa, tem como objetivo, ajudar as escolas a organizar e planejar o currículo de Educação Física e formar cidadãos mais responsáveis. Esse sistema de ensino direcionado ao aprendizado de atividades esportivas, foca em escolas de ensino fundamental e  médio com atividades em contraturno escolar.

Prefeitos e secretários municipais de Educação e Esportes de diversos estados brasileiros, incluindo e Santa Catarina, estiveram no evento. A prefeita também assistiu a um talk show com Pelé, que falou sobre a importância do esporte na educação, além de curiosidades sobre sua vida. A prefeita Marli Goretti, está em busca de recursos para implantar o programa no município de Chapadão do Lageado.

Promovido pela Rede de Ensino Desportivo (REDE), instituição de ensino direcionada às profissões do universo do esporte, o programa existe desde 2014.

O programa didático oferece materiais voltados para alunos do ensino fundamental ao médio. Para cada série, são propostos 60 módulos anuais que, além da prática do de futebol, vôlei, handebol e basquetebol, incluem diferentes atividades, como atletismo, modalidades coletivas, ginástica, esportes regionais, jogos circenses, lutas, danças e atividades olímpicas (rugby, hóquei, vôlei, esgrima, polo aquático etc.). O objetivo é fazer com que as aulas ganhem um caráter mais lúdico e tirem o foco central da competitividade do esporte.

Desenvolvido por uma equipe de pedagogos, esportistas e educadores, sob a supervisão do próprio Pelé, o programa é composto por material impresso e digital. O material de cada aula é posto à disposição dos professores em tablets, que são fornecidos pelo projeto para as escolas.Já os estudantes recebem um material impresso com textos e atividades de reflexão e fixação de conteúdos práticos. Em cada módulo são apresentados os objetivos e valores associados à atividade. Em seguida, são propostos exercícios de aquecimento e preparação. Logo depois, os alunos seguem para a atividade principal e podem finalizar com um alongamento ou rodas de conversa e discussão.

Na quarta-feira, dia 16, a prefeita de Chapadão do Lageado, Marli Goretti Kammers, e o chefe da Divisão de Serviços Gerais, Patrimônio e Frota, Arnaldo Schneider, prestigiaram a Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí (FERSUL). Além de visitação nos stands dentro do pavilhão, como no do Sebrae, eles puderam visitar também a exposição externa de veículos e máquinas. O evento neste ano reuniu 101 expositores e mais de 14 mil visitantes, de acordo com a Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

Comentários