Lideranças do CDR se reúnem em Dona Emma

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Dona Emma sediou na manhã desta terça-feira, dia 31, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. O encontro aconteceu a na Câmara de Vereadores e contou com a presença de prefeitos, vereadores e diversas lideranças locais. A principal definição do encontro foi a continuidade dos estudos para a instalação de um consórcio de uma usina de asfalto no Alto Vale.

Na reunião o secretário da ADR, Jamir Marcelo Schmidt destacou que já houve várias tratativas sobre o tema e este era o momento de decidir se o projeto terá ou não continuidade. Em uma votação unanime os prefeitos presentes definiram que a criação de um consórcio seria financeiramente viável caso houvesse uma pedreira na região que pode ser explorada para retirada de material que será usado como base para o asfalto.

“Com essa definição agora a ADR de Ibirama vai providenciar a sondagem de um terreno do Governo do Estado em Presidente Getúlio. Essa sondagem vai determinar se o volume e qualidade do material da pedreira são suficientes e se pode ser feita a detonação da rocha no local. Só a partir daí poderemos dar os próximos passos.”

Ao falar sobre a as reuniões do Conselho, o prefeito de Dona Emma e anfitrião do evento, Nerci Barp, citou o avanço no desenvolvimento regional a partir dos encontros. “O CDR dá encaminhamento a várias demandas que são fundamentais para o desenvolvimento regional e acredito que o caminho para encontramos soluções que beneficiem a todos é mesmo a união de esforços”.

Os prefeitos de José Boiteux, Witmarsum e Dona Emma também solicitaram no encontro providências em relação ao abastecimento de água na região. Jonas Pudewell, de José Boiteux citou que a qualidade da água tem deixado a desejar e pediu que providências sejam tomadas.

“No nosso município aguardamos a instalação de uma nova Estação de Tratamento, mas por enquanto esse processo não está andando, apesar de todos os esforços do funcionário da Casan e de termos cedido o terreno para a construção, então essa é uma necessidade urgente”, afirmou.

A pauta inclui ainda discussões sobre a construção de novas unidades do CRAS na região, construção de canal extravasor da Barragem Norte em José Boiteux, apresentação da situação do projeto de ligação asfáltica entre Vitor Meireles e a BR-116, abertura da UTI do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, marcada para o dia 20 de novembro e os recursos liberados para reformas e projetos de reformas de várias escolas estaduais.

TEXTO: Helena Marquardt

 

Comentários