Fórum de Cooperativas debate governança e liderança

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Governança e liderança serão temas do segundo Fórum Regional de Cooperativas do Alto Vale

A segunda edição do Fórum de Cooperativas do Alto Vale que ocorre neste sábado, dia 11, abordará os assuntos governança e clima organizacional. Os temas serão apresentados pelos palestrantes Ruy Shiozawa e Márcio Port. O evento, promovido pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul, tem como propósito fortalecer o associativismo e o cooperativismo no Alto Vale. Atualmente fazem parte do Núcleo as cooperativas Cravil, Sicoob Alto Vale, Unimed, Uniodonto, Cooper, CredCrea, Cresol, Sicoob Multicred, Sicoob Maxicrédito, Sicredi. Unicred e Viacredi Alto Vale.

Márcio Port, possui graduação em administração de empresas e é pós-graduado em gestão de cooperativas e serviços. Atua como presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS e como curador do Portal do Cooperativismo de Crédito. Além disso, é autor de dois livros: Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã e Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios.

Ruy Shiozawa é engenheiro de produção e mestre pela Escola Politécnica da USP, especializações na Wharton (EUA), AOTS (Japão) e IESE (Espanha). Atualmente trabalha como CEO do Great Place to Work Institute – Brasil, mas já exerceu cargos como vice-presidente, diretor e executivo em diversas empresas, incluindo GVT (telefonia fixa), ATL (atual Claro, telefonia celular), Banco Popular do Brasil, Grupo VR (serviços financeiros), Diageo (consumo), Dow Química. Em 2002 foi leito Executivo de TI do Ano. Atua como palestrante em inúmeros evento no Brasil, Argentina e Inglaterra e como colunista em diversas publicações em negócios, gestão e tecnologia. Autor do livro Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação pela Editora Atlas.

 Port, abordará o tema governança que é um assunto comum a todas as cooperativas, atual e de fundamental importância para a longevidade delas. Já o palestrante Ruy, vai discutir sobre clima organizacional – pessoas felizes geram resultado. Um assunto que buscará uma reflexão sobre a importância de cultivar um ambiente positivo nas orientações.

“Os dois temas são de muita importância para o Núcleo. O evento será uma ocasião de integração entre os participantes, um momento para trocar experiência e fazer networking”, conta o coordenador do Núcleo de Cooperativas da Acirs, Ricardo da Silva.

O segundo Fórum de Cooperativas do Alto Vale que tem apoio do Sescoop/SC será realizado na OAB de Rio do Sul, neste sábado dia 11 de novembro, das 8h30 às 13h30. O evento é exclusivo para os dirigentes das cooperativas nucleadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3531-0500, ou pelo e-mail [email protected].

Comentários