Novo golpe oferece passagens aéreas gratuitas

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Corrente no aplicativo de mensagens, WhatsApp,  que oferece passagens aéreas gratuitas apresenta riscos aos dados dos usuários.

Nesta quarta (15), um novo golpe envolvendo a companhia aérea GOL está se alastrando pelo WhatsApp. Na mensagem, que tem sido compartilhada em muitos grupos do aplicativo, os usuários são convidados a entrar em um site para preencher seus dados e ganhar passagens gratuitas válidas para o fim do ano; veja:

O link é direcionado a uma página semelhante a da empresa, que pede que os usuários incluam seus dados. Trata-se de uma cópia falsa do site.

Este site é um considerado um “phising”, que é uma aplicação na rede que incita as pessoas a incluírem dados dos seus cartões de crédito, informações de e-mail e outras informações cadastrais — explica o técnico de informática Luís Azevedo.

O phising, tipo de golpe utilizado por cibercriminosos, apresenta dois riscos: o das pessoas inserirem os dados nesta página e, somente com o ato de clicar, estar permitindo que os criminosos façam uma varredura dos computadores dos internautas que entrarem no site.

A assessoria da companhia aérea já se pronunciou através de nota oficial para a imprensa e indica que os clientes “não cliquem em links de origem duvidosa” e que o único site confiável da empresa é o www.voegol.com.br; confira a nota:

“A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL: www.voegol.com.br.

Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento.”

Comentários