Estação Cultural chega a Ituporanga neste sábado

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com Prefeitura Municipal de Ituporanga, apresenta gratuitamente a performance “Coisas Que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”, a partir das 9h, na Praça Frei Gabriel

Ituporanga recebe no sábado (9), o Estação Cultural, projeto itinerante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que apresenta, em sessão gratuita e livre, a performance artística “Coisas que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”. A apresentação acontecerá das 9h às 12h, na Praça Frei Gabriel, no Centro. A programação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da FCC, e a Prefeitura de Ituporanga.

A passagem do Estação por Ituporanga faz parte da primeira etapa do projeto, que será retomado no início de 2018 com a intensificação da programação que levará oficinas e apresentações artísticas a cerca de 50 municípios, contemplando todas as regiões do Estado. Em sua performance artística “Coisas que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”, a atriz Paula Bittencourt oportuniza aos participantes – de forma confidencial – recordações importantes de suas vidas.

Durante a apresentação, a atriz estará caracterizada com a personagem da “Velha”, permanecendo por três horas dentro de uma casinha, onde o público será convidado a entrar, de forma individual, em seu mundo e compartilhar de um universo lúdico, onde a única coisa que importa é dividir afeto e as coisas que fazem o coração correr mais rápido. Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, o espetáculo estreou em dezembro de 2014 em Florianópolis e, desde então, já realizou mais de 34 apresentações em diferentes cidades catarinenses.

Sobre o Estação Cultural

O projeto da Fundação Catarinense de Cultura ocorrerá em até 50 municípios no estado de Santa Catarina. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. O objetivo da FCC é contribuir para atrair diversos tipo de públicos, valorizando ações que fomentem a reflexão e a discussão dos temas abordados e possibilitando a troca de linguagens artísticas e culturais entre as regiões catarinenses.

“O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.
O piloto do projeto, intitulado Verão Cultural, ocorreu no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No total, o projeto atingiu um público de aproximadamente 21 mil pessoas.

Para a seleção desta primeira etapa foram levados em consideração como critério de escolha das apresentações aquelas com melhor classificação no edital promovido pela FCC para escolha das atrações e, também, a disponibilidade dos municípios em receber as atividades. Os demais projetos que foram selecionados serão incluídos em agenda, cuja organização deve começar na próxima semana e tem execução prevista para 2018.

TEXTO: Julieti P. Largura

Comentários