40 alunos participam de curso de 60 horas/aula. Proposta é voltada para pessoas desempregadas
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) organiza as primeiras turmas do curso gratuito de Costura Industrial. As aulas começam dia cinco de fevereiro. São duas turmas de 20 alunos. O curso terá carga horária de 60 horas/aula e será ministrado na Obra Kolping. A iniciativa conta com parceria do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec), que cedeu matéria-prima e a Obra Kolping, responsável pelo maquinário e espaço físico.
O público é voltado para trabalhadores que integram o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Ou seja, parte da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social ou esteja desempregada. O aprendizado profissional favorece, também, a condição do trabalhador retornar ao mercado formal, ser microempreendedor e sair da condição de vulnerabilidade social e financeira.
A secretária da Seades, Danielle Zanella, argumenta que “o novo curso vem ao encontro da proposta de ampliar opções de profissionalização para atender o seguimento: trabalho, emprego e renda. Conseguimos firmar parceria com a rede de atendimento e outras entidades para acolher os trabalhadores. É uma importante oportunidade de profissionalização que poderá mudar a condição de vida dos trabalhadores. Ter um emprego repercute na manutenção das famílias”.
O prefeito José Thomé salienta “que possibilitar mudança de vida e ascensão social é um dos comprometimentos do Poder Público. Novas turmas virão, como fizemos no ano passado. Eu reforço que concluímos 2017 com 10 cursos que capacitaram 240 alunos. Manteremos o mesmo compromisso e ritmo de trabalho para esse ano que está apenas no começo. Com trabalhadores capacitados injetamos mais movimentação econômica, aprimoramos o setor produtivo e crescimento social para toda cidade”.
TEXTO: Mário Dáud
Comentários