Prefeituras aderem ao ponto facultativo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura Municipal de Ibirama informa que as próximas segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de fevereiro, serão de ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração municipal. O expediente voltará ao normal na quarta-feira, dia 14. A definição atende ao Decreto nº 4.184, de 5 de janeiro de 2018, que fixa o calendário de feriados e pontos facultativos para este ano.

Conforme a normativa, atividades consideradas essenciais, tais como coleta de lixo e serviços de irrigação de ruas, terão regime de plantão no período. A rede municipal de ensino atuará com plantão nos centros de educação infantil na segunda e quarta-feira, dias 12 e 14, tendo o início oficial das atividades do ano letivo no dia 15 de fevereiro.

Prefeitura de Rio do Sul 

A prefeitura de Rio do Sul não terá expediente na segunda-feira (12), por conta de decreto de ponto facultativo no período de carnaval. O executivo segue um acordo com as entidades empresariais que também estarão fechadas na data.

Assim, prefeitura e fundações estarão fechadas e reabrem normalmente na terça-feira (13). O ensino fundamental não terá aula na segunda-feira, mas as unidades de ensino infantil funcionarão em regime de plantão para atender aqueles pais que precisam trabalhar e possam deixar seus filhos em segurança.

Na saúde, todas as unidades estarão fechadas, com exceção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canta Galo, que atenderá entre 6h e 18h. A coleta de lixo, tanto convencional, como seletivo, será normal.

Em Salete

Os dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, serão ponto facultativo no serviço público municipal de Salete. De acordo com o decreto nº 007, assinado pela prefeita, Solange Schlichting (Chica), as atividades de atendimento a população voltam à normalidade em todas as secretarias na quarta-feira (14), com expediente das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Conforme o documento, os serviços considerados essenciais e emergenciais funcionarão normalmente, sem prejuízo a população, tais como a coleta de lixo e o atendimento na área da saúde, por meio do plantão médico no Hospital e Maternidade Santa Terezinha. Na segunda-feira (12) e terça-feira (13) também não haverá atendimento no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos (creche), conforme já estabelecido no calendário escolar.

Em Agrolândia

Em consenso com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial de Agrolândia, a prefeitura decretou ponto facultativo de Carnaval para segunda-feira, dia 12. Já na terça-feira, o atendimento de todos os setores do executivo, bem como do comércio e empresas ocorre normalmente.

Embora as Unidades Básicas de Saúde sigam o decreto, sem atendimento na segunda-feira, a Fundação Hospitalar Alex Krieser funcionará em regime de plantão. A orientação não se estende às unidades de ensino, já que a volta às aulas foi anteriormente determinada para o dia 15 de fevereiro.

Trombudo Central

Ficou decretado Ponto Facultativo na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, com retomada do atendimento na terça, dia 13. O horário de expediente é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

PREFEITURA

12 de fevereiro: Ponto Facultativo / prefeitura fechada.

13 de fevereiro: atendimento normal.

EDUCAÇÃO

Na Secretaria de Educação e Esporte, será respeitado o calendário próprio do ano letivo de 2018.

12 de fevereiro: Ponto Facultativo / unidades de ensino fechadas.

13 de fevereiro: CEI Gente Miúda e CEI Cinderela / atendimento em regime de plantão.

14 de fevereiro: CEI Gente Miúda e CEI Cinderela / atendimento normal.

15 de fevereiro: início do ano letivo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em Santa Catarina

O Governo do Estado definiu o calendário de atendimento dos órgãos públicos durante o Carnaval 2018. Foram estabelecidos pontos facultativos nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, e na parte da manhã do dia 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas. O decreto 1.460/2018 foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de janeiro, e vigora para todos os órgãos e as entidades da administração direta, autarquia e fundação do Poder Executivo Estadual.

O decreto estabelece que os serviços públicos essenciais devem ser garantidos com escalas de plantão ou ato definido pela autoridade competente. São considerados serviços públicos essenciais: tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência à saúde; distribuição e comercialização de medicamentos; captação e tratamento de esgoto; e as atividades finalísticas das secretarias da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educação, Justiça e Cidadania e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Veja o esquema de plantão para o período

Saúde

Os atendimentos nos hospitais públicos serão mantidos em esquema de plantão durante todos os dias.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) realizará horário especial de atendimento durante o Carnaval. Confira abaixo a programação completa.

Dia 10/02 – Sábado

– O Hemocentro Regional de Blumenau abrirá normalmente;

Dia 12/02 – Segunda-feira

– Abertura normal dos Hemocentros;

– As Unidades de Coleta de Tubarão e Jaraguá do Sul estarão fechadas;

Dia 13/02 – Terça-feira

– Não haverá atendimento ao público externo;

Dia 14/02 – Quarta-feira

– Abertura de todo o Hemosc a partir das 13h.

Casan

A Casan não terá expediente interno nos dias 12 e 13. Nestes dias, será mantido o atendimento de emergência 24 horas pelo 0800-643-0195. O atendimento normal volta na quarta-feira, 14, às 12h. Durante o feriado de Carnaval, a Casan terá equipes duplicadas na área operacional (consertos, vazamentos e outros) e na área de atendimento pelo 0800-643-0195, chat e redes sociais, para responder a atender todas as ocorrências para o pleno abastecimento de água.

Celesc

A Celesc não terá expediente interno nos dias 12 e 13. O atendimento retorna no dia 14, às 13h.

Para atendimento nestes dias, o consumidor da Celesc poderá dispor do Call Center pela discagem gratuita – 0800-48-0196 (emergências) ou 0800-48-0120 (comercial).

Além do call center, casos de falta de luz poderão ser informados por meio de SMS – mensagens de texto de celular – para o número 48196, com a mensagem SEM LUZ e CPF do titular ou número da unidade consumidora.

Durante o feriado de Carnaval, a Celesc terá equipes extras para responder a possíveis ocorrências na rede de distribuição.

Segurança

As Delegacias de Polícia Civil (181), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o Ciretrans e Citrans não funcionarão no período do Carnaval, retornando os serviços somente a partir de quarta-feira, 14, em horário especial das 13h às 19h.

Vale lembrar que também é possível registrar Boletim de Ocorrência pela internet neste link da Polícia Civil.

Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O cidadão também pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, no plantão 24 horas, que conta com equipes de prontidão. O telefone é o (48) 3664-7000.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do portal do governo e das redes sociais durante o período do recesso. Acesse aqui a lista completa dos assessores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

 

 

Comentários