Aeronaves Arcanjo ganham equipamentos de ultrassom

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A partir da próxima segunda-feira, 26, as aeronaves Arcanjo 01, sediada em Florianópolis e Arcanjo 03, com base em Blumenau, serão equipadas com aparelhos portáteis de ultrassom para uso dos médicos. O coordenador estadual do SAMU, coronel João Batista Cordeiro Júnior explicou que o objetivo é incrementar o suporte avançado à vida e antecipar as informações nos casos em que os pacientes precisam ser encaminhados para o hospital. “Será possível identificar quadros ou lesões graves em pacientes atendidos, intervindo imediatamente e, quando não for possível a intervenção fora do ambiente hospitalar, que o hospital de destino possa receber as informações e imagens do exame antes da chegada do paciente, podendo adiantar a preparação de equipes cirúrgicas”, esclarece.

O investimento totaliza R$ 47,1 mil incluindo a aquisição dos equipamentos e o treinamento dos nove médicos que vão atuar nas aeronaves. Os recursos investidos foram captados junto ao Poder Judiciário.

Com a operacionalização do serviço, Santa Catarina torna-se o único estado do Brasil a utilizar este tipo de aparelho para diagnóstico das vítimas de traumas, já no local dos acidentes. “Esse é um grande avanço no atendimento pré-hospitalar do SAMU e Corpo de Bombeiros Militar no território catarinense”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Ultrassom

O ultrassom é um equipamento usado no diagnóstico médico que usa a emissão de ondas em determinadas frequências formando uma imagem de órgãos e estruturas internas do corpo humano. Seu uso na emergência e nas enfermarias brasileiras ainda é pequeno, considerando que era um equipamento de grandes dimensões e que exigia um profissional especializado para a operação e interpretação do exame.

Com o avanço das tecnologias foi possível ter aparelhos menores e mais baratos. O ultrassom pode ser usado, por exemplo, para a detecção de hemorragia interna na cavidade abdominal e para guiar o acesso venoso (periférico e central).

Capacitação

Investimentos em capacitação também tornam a atuação dos profissionais mais eficiente. No próximo sábado, 24, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizarão em Balneário Camboriú, um curso de capacitação no 13° Batalhão de Bombeiros Militar. O curso, dirigido para 17 médicos, com duração de um dia e certificado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT), será ministrado por uma equipe de profissionais de São Paulo.

Comentários