Curso de gestantes em Salete ajuda na preparação da familia

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O nascimento de um bebê traz muita felicidade para a família, mas também dúvidas e inseguranças, principalmente para as mamães. Para auxiliar as mulheres e seus companheiros neste momento tão especial, a Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde junto da Pastoral da Criança iniciou na quarta-feira (02) um curso preparatório para gestantes e familiares.

Diferente do molde realizado em outros anos, desta vez, o curso que traz orientações sobre a gestação, parto e cuidados com o recém-nascido passou por uma remodelagem. No novo formato serão passadas orientações em duas oportunidades, nos meses de maio e novembro. Os encontros ocorrem em um mês, sendo semanalmente as quartas-feiras, e contam com uma equipe multidisciplinar dos postos de saúde e equipe da Pastoral da Criança para esclarecer as principais dúvidas da grávida e de seu companheiro.

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no encontro de abertura do curso promovido na quarta-feira (02), às 19h, nas dependências do auditório da câmara de vereadores. Na fala, a secretária de saúde, Josiane Kraieski, destacou a importância do acompanhamento dos pais junto às futuras mamães e apresentou as ações e benefícios que o setor oferta as gestantes e aos recém-nascidos.

“As gestantes terão total apoio e poderão buscar atendimento e tirar dúvidas nas unidades básicas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF´s) ou secretária. Nosso curso foi pensado para que as mães se sintam mais seguras e tenham tranquilidade nestes momentos essenciais para a formação do vínculo com o novo membro da família. Também, a Administração Municipal está empenhada junto com os municípios do Vale Oeste para proporcionar o nascimento das crianças em uma maternidade mais próxima, na nossa região, mais isso vai depender da união de todos, contudo é algo que pode ser consolidado em breve”, frisou Josiane.

Aprendizado

O objetivo do curso de gestantes é preparar a futura mãe para a maternidade. Nos encontros são abordados os temas: a escolha do melhor procedimento para o nascimento do bebê, conscientização sobre a importância da amamentação, questões nutricionais e odontológicas, direitos e deveres, aconselhamento psicológico e cuidados com o recém-nascido. Também outros assuntos foram atualizados e incluídos na didática para uma melhor gestação.

Benefícios ofertados

Todas as mães e pais que participarem das etapas do curso receberão além de ensinamentos, brindes da Pastoral da Criança e terão prioridades em exames e ultrassons disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

A disponibilização do kit bebê também está mantida. A parceria entre a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e voluntárias da Pastoral da Criança garantirá para as gestantes um conjunto contendo uma bolsa, termômetro digital, material para curativo do coto umbilical, travesseiro, fronha, cueiro, manta para enrolar a criança, toalhinha, cheirinho, um par de sapatinhos e dois conjuntos de pagão.

Serviço:

Curso de Gestantes de Salete

Local: auditório da câmara de vereadores – Centro

Quartas-feiras às 19h

Datas:

02/05 Abertura, explanação sobre a didática do curso, orientações gerais – equipe multidisciplinar ESF´s

09/05 Direitos da Criança, mãe e pai (tema os 1000 (mil) dias) – Pastoral da Criança

16/05 Cuidados com o recém-nascido – equipe multidisciplinar ESF´s

23/05 Amamentação, orientações e higiene bucal – equipe multidisciplinar ESF´s

*Mais informações na Secretaria de Saúde através do telefone 3563-0300

Comentários