Nota de esclarecimento: Secretaria de Educação de Taió

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Com o intuito de estabelecer a verdade, o Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taió, Sr. João Tadeu Corrêa vêm através desta esclarecer fatos que originaram-se na última semana.

No dia 04 de maio (sexta-feira) foi realizado no Salão Paroquial a III Conferência Municipal de Educação – CONAE. Esta conferência vem acontecendo em todo o Brasil e neste dia o Município reuniu os professores da Rede Municipal de Ensino, escolas da Rede Estadual, representadas por seus diretores, universidades e EJA. O tema trabalhado foi o “Eixo V – Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão”, que tem por objetivo a discussão de igualdade de direitos, garantia aos direitos básicos, dos direitos humanos, da solidariedade, visando garantir as melhores condições de vida e sociais aos que vivem em situação desigual, de discriminação e exclusão.

Outro objetivo foi nos levar a compreender que a pobreza, a miséria, o racismo, o sexismo, a LGBTfobia e todo e qualquer tipo de discriminação, violência e intolerância devem ser discutidos e inclusos em documentos para uma mudança positiva da sociedade.

Por se tratar do tema diversidade, que abrange diversos assuntos, entre ele alguns delicados, se entrou na temática de “gêneros”, após perpassar por direitos humanos, justiça social e inclusão, temas que geram angústias e questionamentos por parte dos professores. Salientamos que, em nenhum momento da formação foi catequizado que os professores deveriam trabalhar gêneros com crianças e jovens, abordando em sala de aula o que trata o assunto em específico, mas sim em lidar com determinadas situações que possam vir a acontecer nas escolas, pois os professores sentem necessidade em falar e compreender as formas de lidar com estas situações. Em pesquisa realizada com os docentes neste ano, um dos assuntos pedidos para se trabalhar na formação continuada é a diversidade, algo muito presente no dia a dia escolar.

Infelizmente, passamos por uma situação constrangedora, por uma má interpretação que ocasionou em mobilizações nas redes sociais. Gostaríamos que esta mobilização e envolvimento também ocorressem para trazer a família à escola, pois é incansável a luta da Secretaria junto aos diretores e professores para se aproximar das famílias e tê-las junto da escola no processo educacional.

 

Atenciosamente,

JOÃO TADEU CORRÊA

Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taió

Comentários