Alunos aprendem os benefícios da alimentação saudável

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Projeto envolveu atividades lúdicas em sala de aula e visita à produção de frutas e verduras

Alunos dos CEI’s Conrad Heymanns e Dona Mariota têm aprendido desde cedo os benefícios da alimentação saudável. Além de receberem refeições balanceadas, a base de alimentos nutritivos, que são oferecidas quatro vezes ao dia, as crianças aprendem de maneira lúdica a importância dos hábitos saudáveis.

O projeto Alimentação Saudável ensina aos pequenos os tipos de alimento, os benefícios e a divisão de consumo da pirâmide alimentar. A iniciativa foi das professoras Eliete Corrente Cattoni e Clarinês Marçaneiro, com o auxílio da nutricionista Gabriella Muniz. Os métodos de ensino envolvem contação de histórias, músicas, desenhos e recortes. Fora da sala de aula as crianças também visitaram hortas de produtores rurais para ver de perto a produção de frutas e verduras.

A nutricionista considera importante a inserção do tema no ensino infantil, que ajuda a reforçar a conscientização sobre a alimentação adequada e a importância do consumo dos alimentos oferecidos nas refeições.  “Queremos garantir já nos primeiros anos que as crianças tenham hábitos saudáveis e evitem os produtos industrializados, que podem alterar o paladar e consequentemente a percepção do sabor dos alimentos”, explicou.

Os hábitos alimentares também foram analisados, para entender melhor a preferência dos alunos, o mamão, por exemplo, foi mais aceito quando oferecido sozinho, do que quando integrado a salada de frutas. “A gente busca misturar os alimentos algumas vezes para que eles tenham uma melhor aceitação, nem sempre funciona, é importante estar atento a esse comportamento alimentar dos alunos”, concluiu a nutricionista.

 

Comentários