Operação da PRF tenta sufocar crime organizado no Alto Vale

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) , realizou nesta terça-feria, 02/06, na região do Alto Vale do Itajaí ações de prevenção, abordagem e fiscalização. O movimento faz parte da etapa catarinense da Operação Tamoio, que ocorreu de forma conjunta em todo o Brasil, no final de semana. Mas a PRF de Santa Catarina, estendeu a operação por mais uma semana.

A operação deve continuar até o próximo domingo, e aqui no Alto Vale do Itajaí, no Posto da BR 470 em Rio do Sul, os agentes focam as ações no crime organizado, tráfico de drogas e furto de veículos, como caminhões e carretas. Esta é a maior operação já feita pela PRF  de enfrentamento qualificado à criminalidade em todo o território nacional. A Tamoio começou na última quinta (28/05), e contou com 10.326 policiais.

Foram tirados de de circulação toneladas de droga, cigarros contrabandeados, armas, munições e dezenas de veículos foram recuperados. Até agora, a Operação Tamoio resultou na apreensão de 15,3 toneladas de maconha e 353 quilos de cocaína, superando os resultados positivos da Operação Tupã, realizada entre os dias 30 de abril de 02 de maio, quando foram apreendidas 10,7 toneladas de drogas.

Aos contrabandistas de cigarros, a Tamoio também deu prejuízo de 715.390 maços do produto flagrados em circulação nas rodovias federais, que foram apreendidos pelas equipes PRF. Além disso, 52 armas e 1.052 munições foram apreendidas e retiradas do “domínio” das organizações criminosas. As ações resultaram ainda na recuperação 112 veículos com registro de roubo ou furto, possibilitando o reparo dos bens aos proprietários, vítimas desse tipo de crime. Ainda, nos quatro dias de operação, a PRF prendeu 744 pessoas.

Ao todo, 126.918 pessoas e 154.320 veículos foram fiscalizados.

TAMOIO – O nome Tamoio vem do Tupi Guarani TAMUÍA, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.

Comentários