André Trigueiro debate em webinar do MPSC

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Referência nacional em jornalismo ambiental, Trigueiro participou de quarta edição do projeto Webinars MPSC/CEAF, transmitida pelo canal da instituição no YouTube nesta sexta-feira (17/7).
 
Sob a perspectiva da pandemia de covid-19 e saúde única – conceito que expressa a dependência da saúde humana em relação à saúde do planeta – o jornalista André Trigueiro debateu desenvolvimento econômico sustentável, educação ambiental, saneamento básico e desigualdade social durante evento virtual do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta sexta-feira (17/7). Na transmissão pelo canal da instituição no YouTube, Trigueiro interagiu com espectadores de todo Brasil respondendo a diversas perguntas encaminhadas via chat.  

O repórter da TV Globo, referência nacional em jornalismo ambiental, argumentou a favor da urgente necessidade de entender a relação estabelecida entre a espécie humana, a fauna e a flora, que precipita o risco de aparecimento de novas doenças.

Nesses mais de quatro meses de pandemia no Brasil, me parece importante falar sobre a recorrência com que problemas de saúde causados por novos vírus têm relação direta com uma maneira açodada – e eu diria promíscua – com que a espécie humana promove desmatamento, relacionamento com animais silvestres e produção de proteína animal“, comentou Trigueiro. 

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC, Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, conduziu a transmissão e reiterou a importância de discutir as relações humanas com o meio ambiente, especialmente no contexto de pandemia. “Se, por um lado, a pandemia nos trouxe alguns ganhos ambientais passageiros, como a redução da poluição; por outro lado, também nos traz à tona diversos antigos problemas, dentre eles a crise hídrica e o desmatamento, a escassez de água potável, a falta de saneamento básico, a ocupação desordenada das cidades e flexibilização de normas ambientais“, considerou. 

Essa foi a quarta edição do projeto Webinars MPSC/CEAF, iniciativa que visa a abordar temas de interesse público de forma dinâmica e interativa. Até a manhã desta sexta-feira, quase 500 pessoas já haviam assistido ao debate. Confira a transmissão na íntegra no vídeo abaixo:

Comentários