Blumenau controla Covid 19 com app

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O município de Blumenau está usando um app para acompanhar se os moradores infectados estão cumprindo suas quarentenas.

O acompanhamento está sendo feita por uma funcionalidade adicional no aplicativo Pronto Mobile da secretaria de Saúde da prefeitura, desenvolvido em uma semana pela i4i, distribuidor regional da GeneXus Brasil.

Toda pessoa que testa positivo ou que segue em situação de investigação da doença recebe pushs a cada duas horas com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico, tal como “está com febre, dor ou dificuldade para respirar?”. 

Ao responder, a localização do paciente é coletada e validada com o endereço indicado no cadastro, onde deverá cumprir o isolamento.

As pessoas que não respondem aos questionamentos no prazo de 30 minutos ou que se deslocam em distâncias superiores a 30 metros são contatadas por meio de ligações feitas pelas equipes de monitoramento. 

Se não houver sucesso nessa última tentativa, outras atitudes são tomadas como acionar a Vigilância em Saúde, Defesa Civil municipal ou outros órgãos.

“O mapa interativo desenvolvido em GeneXus foi determinante para facilitar o acesso da população à saúde, além das equipes de monitoramento terem informações em tempo real para tomadas de decisão”, pontua Julio Cesar Silva, diretor de sistemas e inovação do Município de Blumenau.

Desde seu lançamento, vinte mil cidadãos, entre positivos e negativos, já foram monitorados pelo app e, agora, há pelo menos 3 mil casos que seguem sendo controlados. 

O prazo para o isolamento social, de forma monitorada, é de 14 dias para positivos e de três dias para casos suspeitos.

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura neste domingo, 2, Blumenau já registra 56 mortes em decorrência da Covid-19.

A cidade soma ainda 9.108 casos confirmados de coronavírus, 109 pessoas a mais que o registrado no último sábado, dia 1º. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 30.044 testes para Covid-19.

Entre os casos positivos, 2.645 pacientes estão em tratamento.  Destes, 2.572 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. 

Outros 122 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 71 em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e 51 em enfermaria.

O município contabiliza também 6.407 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

FONTE: BAGUETE.COM

Comentários