Joice publicou uma foto onde diz: “Sabe aquelas colonas da tradicional festa do Sul do País?“. E continuou. “O Túnel do tempo é cruel e esta tiara de flor ninguém merece”. O texto remete o internauta a pensar que ela se refere as festas germânicas de Santa Catariana, como a Oktoberfest e que é comum chamar o agricultor de colono, no sul do Brasil.
Na responta, o prefeito falou da sua origem humilde quando foi “colono em Taió”.
“Se tem uma coisa de que nós, aqui em Blumenau, nos orgulhamos é da nossa história e da nossa herança cultural. É por isso que enquanto Prefeito e às vésperas do nosso aniversário de 170 anos de fundação fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, muito triste ao ler o post da Deputada Federal Joice Hasselmann em suas redes sociais.
A tiara de flores, que a Deputada chama de “coisas de Colona das festas tradicionais do Sul do país”, é parte da nossa história enquanto Cidade e reflexo da cultura dos nossos antepassados, que carregamos com tanto orgulho nos nossos Clubes de Caça e Tiro e nos trajes típicos tão vestidos na nossa Oktoberfest.
Lamento a posição da Deputada. A tiara de flores, tão especial para nossa trajetória enquanto Cidade e ridicularizada pela parlamentar nas redes sociais, carrega a história dos imigrantes que aqui chegaram e foram os responsáveis pelos primeiros passos para a construção da nossa Blumenau.Carrega a história de tantos agricultores, como meus pais e eu mesmo enquanto morei em Taió, responsáveis por produzir os alimentos que dão sustento e chegam às nossas mesas diariamente. Os “Colonos” aqui de Blumenau e do Sul do Brasil com certeza carregam com muito orgulho o simbolismo dessa tiara de flores e tudo o que ela nos representa. Espero, de coração, que o post da Deputada não reflita seu verdadeiro sentimento sobre as tradições e a história, que está diretamente ligada a itens como a tiara de flores, da nossa Região.”
Comentários