Prefeito critica deputada que se achou colona

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebradt criticou a deputada federal, Joice Hasselmann do PSL de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Joice publicou uma foto onde diz: “Sabe aquelas colonas da tradicional festa do Sul do País?“.  E continuou. “O Túnel do tempo é cruel e esta tiara de flor ninguém merece”. O texto remete o internauta a pensar que ela se refere as festas germânicas de Santa Catariana, como a  Oktoberfest e  que é comum chamar o agricultor de colono, no sul do Brasil.  

Na responta, o prefeito falou da sua origem humilde quando foi “colono em Taió”.

“Se tem uma coisa de que nós, aqui em Blumenau, nos orgulhamos é da nossa história e da nossa herança cultural. É por isso que enquanto Prefeito e às vésperas do nosso aniversário de 170 anos de fundação fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, muito triste ao ler o post da Deputada Federal Joice Hasselmann em suas redes sociais.

A tiara de flores, que a Deputada chama de “coisas de Colona das festas tradicionais do Sul do país”, é parte da nossa história enquanto Cidade e reflexo da cultura dos nossos antepassados, que carregamos com tanto orgulho nos nossos Clubes de Caça e Tiro e nos trajes típicos tão vestidos na nossa Oktoberfest.

Lamento a posição da Deputada. A tiara de flores, tão especial para nossa trajetória enquanto Cidade e ridicularizada pela parlamentar nas redes sociais, carrega a história dos imigrantes que aqui chegaram e foram os responsáveis pelos primeiros passos para a construção da nossa Blumenau.

Carrega a história de tantos agricultores, como meus pais e eu mesmo enquanto morei em Taió, responsáveis por produzir os alimentos que dão sustento e chegam às nossas mesas diariamente. Os “Colonos” aqui de Blumenau e do Sul do Brasil com certeza carregam com muito orgulho o simbolismo dessa tiara de flores e tudo o que ela nos representa. Espero, de coração, que o post da Deputada não reflita seu verdadeiro sentimento sobre as tradições e a história, que está diretamente ligada a itens como a tiara de flores, da nossa Região.”

Comentários