Carros trafegam pela Hercílio Luz depois de 38 anos

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Após 38 anos, a Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Santa Catarina, volta a receber a circulação de veículos particulares. Em fase de teste, o tráfego liberado na manhã desta segunda-feira, 14, vai contribuir para a mobilidade urbana de Florianópolis, ajudando a desafogar o trânsito nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Assim, a estrutura retorna ao cotidiano de catarinenses e visitantes, que poderão atravessar de carro a mais antiga ligação entre o continente e a Ilha.

Por volta das 11h desta segunda-feira, quando o acesso foi liberado, os 821 metros da Ponte Hercílio Luz foram ocupados pelos veículos, cujos motoristas estavam ansiosos aguardando o momento para atravessar a estrutura. Um deles era o comerciante Rene Sell, que passou junto com a sua mãe, Vânia, de 92 anos. “Foi uma experiência muito emocionante passar de carro pela Ponte Hercílio Luz com a minha mãe”, disse.

O turista de Minas Gerais Bruno Hnerique também aproveitou a oportunidade. “Já tinha passado pela ponte a pé, mas de carro foi muito divertido. Vale o passeio”, destacou.

Os veículos de passeio, carros com dois ou mais ocupantes, poderão passar pela ponte, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não será permitido o tráfego de veículos particulares com apenas um passageiro e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.

Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários.

Avaliação da fase de testes

A avaliação da fase de testes será feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.

O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, destacou que é um momento histórico, uma data marcante para o Governo de Santa Catarina e para os catarinenses. “São 38 anos sem veículos particulares trafegando pela ponte. E agora, por um período de testes, vamos permitir que os carros transitem pela velha senhora de 94 anos. Estaremos avaliando tanto os impactos de mobilidade para o acesso a ilha, bem como o trânsito que a liberação vai gerar nas cabeceiras da ponte. E por meio dos órgãos policiais poderemos fazer a intervenção prontamente e os ajustes necessários”, reforçou.

Nos finais de semana, a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de carros. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

Comentários