Candidatos que receberam auxílio possuem bens acima de 300 mil

No Alto Vale, 38 candidatos, em 20 cidades declararam bens superiores a 300 mil reais e receberam o auxílio emergencial da Covid.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O Tribunal de Contas da União, TCU tornou pública a  lista que contém os candidatos que declararam patrimônio igual ou superior a R$ 300mil e que receberam alguma parcela do auxílio emergencial até julho de 2020. 

Na lista divulgada na sexta-feira, 06/11, aparecem candidatos de 20 municípios da região do Alto Vale do Itajaí.  Ao todo, 38 candidatos declararam bens superiores a 300 mil reais e receberam o auxílio emergencial. Deste, um é candidato a prefeito em Witmarsum, outro disputa a vaga de vice em Agronômica.

Os outros 36 são candidatos a vereador nas cidades em: Agrolândia, Agronômica, Aurora, Braço do Trombudo, Dona Emma, Imbuia, Ituporanga, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Santa Terezinha, Vitor Meireles e Witmarsum.

É possível verificar também casos em que o patrimônio declarado do candidato supera 1 milhão de reais. Tais casos demonstram potenciais integrantes do rol de inclusões indevidas do benefício, uma vez que os indícios apontam renda incompatível com as regras do programa. 

Importante destacar que o Ministério da Cidadania deliberou pelo cancelamento de todos os benefícios detectados pelo TCU, sem prejuízo da possibilidade dos beneficiários contestarem nos canais adequados. A única exceção se refere a benefício concedido judicialmente.

Alertas importantes:

  • Os resultados são indícios de renda incompatível com o auxílio
  • Há risco de erro de preenchimento pelo candidato
  • Há risco de fraudes estruturadas com dados de terceiros
  • Só o Ministério  pode confirmar se o pagamento é indevido
  • Só o TSE pode confirmar eventuais crimes eleitorais
  • O papel do TCU é garantir o bom uso do dinheiro público
  • Os dados são públicos e estão disponíveis no site do TSE
  • Os dados dos beneficiários do auxílio são públicos e estão no Portal da Transparência

Lista de candidatos com patrimônio superior a R$ 300 mil que receberam o auxílio emergencial da Covid-19 em Santa Catarina. 

Clique para acessar o TCU.-LISTA-CANDIDATOS-AUXILIO-COVID-1.pdf

Comentários